As atuais linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental e Comparada são:

1- Farmacologia e Toxicologia Veterinárias

Estudo dos efeitos de fármacos, produtos de uso veterinário, plantas e praguicidas de interesse em Medicina Veterinária, visando contribuir para o entendimento dos mecanismos moleculares e celulares responsáveis pelas alterações funcionais decorrentes da exposição aguda ou prolongada a esses agentes, bem como contribuir para o reposicionamento de fármacos de interesse humano e veterinário. Estudo e desenvolvimento de fármacos, produtos de uso veterinário, plantas e praguicidas de interesse em Medicina Veterinária.

2- Ornitopatologia

A ornitopatologia visa o conhecimento sobre as doenças aviárias que acometem espécies domésticas e selvagens. O estudo de doenças aviárias, sob diferentes aspectos, contribui para o entendimento da relação parasita-hospedeiro, gerando possibilidades de melhorias em diversas áreas, tais como: diagnóstico e monitoramento de doenças bacterianas e virais; desenvolvimento de vacinas, prebióticos, probióticos; elaboração de programas de saúde animal e de saúde pública. O conhecimento e a inovação nesta área auxiliam na melhoria da produtividade do setor avícola, contribuindo para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável e globalmente competitiva. Cumpre ressaltar que o Brasil ocupa uma posição de liderança de produção e exportação de carne de frango, gerando riquezas para o país e empregos na cadeia de produção agropecuária.

3- Patologia Comparada e Medicina Veterinária Legal

Estudo da etiopatogenia de doenças de animais domésticos e selvagens. Caracterização macro, microscópica e identificação de causas dos processos patológicos. Relatos de casos e estudo de populações animais afetadas por processos patológicos. Patologia e toxicologia forense, exames de corpo de delito, crueldade e maus-tratos aos animais. Princípios de ciências forenses aplicados à Medicina Veterinária. Padronização de documentos com finalidade pericial em Medicina Veterinária.

4- Patologia Experimental e Modelos Experimentais

A patologia experimental visa estudar e compreender os processos patológicos por meio da avaliação microscópica e molecular das alterações celulares e teciduais, utilizando modelos animais em roedores ou outras espécies de laboratório não convencionais. Estes modelos visam reproduzir os principais aspectos da fisiopatogenia das doenças de interesse humano e veterinário, permitindo a investigação das alterações celulares, inflamatórias, vasculares e neoplásicas. Os modelos experimentais contribuem para o desenvolvimento de novos fármacos, avaliando seus níveis de toxicidade e potenciais terapêuticos.