Centro de Pesquisas em Toxicologia Veterinária – CEPTOX

Responsável: Profa. Dra. Silvana Lima Górniak

O CEPTOX é uma extensão do Departamento de Patologia, no Campus Administrativo de Pirassununga. Este Centro de Pesquisas foi criado em 1988 com o objetivo de melhor formar graduandos e pós-graduandos na área de Toxicologia Veterinária. O CEPTOX compreende uma área de 1138 m2 de área construída, na qual estão inseridos os laboratórios muito bem equipados, e as salas de pós-graduandos e docentes, bem como salas para depósito de materiais de manejo com animais, bretes; biotérios de ratos camundongos e coelhos; além disto, há três prédios distintos onde são criados os caprinos e ainda, um aviário experimental. Para melhor acomodar os pós-graduandos e pesquisadores que desenvolvem suas pesquisas no Campus de Pirassununga, este Centro de Pesquisas possui uma ampla residência. Ainda, pertence ao CEPTOX um pasto de, aproximadamente, dois alqueires, onde são mantidos os bovinos. Para o manejo dos animais de criação o CEPTOX conta inclusive com um trator com carreta, que permite independência no trato dos animais que lá se encontram. Este laboratório possibilita a realização de pesquisas em toxicologia (incluindo-se imunotoxicologia), patologia e farmacologia, nas seguintes espécies animais domésticos: bovinos, caprinos, suínos e coelhos, bem como aves.


Com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa de nossa Instituição, está sendo realizada uma grande reforma no biotério de roedores; neste sentido, quando finalizada, será o CEPTOX o fornecedor de ratos para a experimentação, portanto, não mais haverá a criação destes animais em São Paulo. Esse fato irá propiciar uma melhora considerável na operacionalização dos roedores neste Departamento em São Paulo, já que permitirá disponibilizar uma grande área (anteriormente destinada para a criação), para a experimentação com os animais, bem como a manutenção destes de maneira muito mais adequada.


Ainda, deve-se destacar que vem sendo utilizadas, por alguns pós-graduandos deste Programa, as instalações do CPTRAS (infraestrutura e parque de equipamentos), os quais além de realizarem seus projetos de pesquisa vêm também auxiliando na recepção e atendimento de aves selvagens apreendidas pelas polícias ambientais e/ou municipais da Baixada Santista além do IBAMA/Santos.